Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ancestralpampilhosense

A intenção é partilhar este meu gosto pelas antiguidades, pelas histórias, pelas tradições e tudo o que tenha a ver com o património pampilhosense e sensibilizar os descendentes da Pampilhosa da Serra a darem mais valor às suas raízes!

A intenção é partilhar este meu gosto pelas antiguidades, pelas histórias, pelas tradições e tudo o que tenha a ver com o património pampilhosense e sensibilizar os descendentes da Pampilhosa da Serra a darem mais valor às suas raízes!

"Conhecer, explorar, partilhar"

Vamos aproveitar o tema "Monumentos e sítios: Conhecer, explorar, partilhar" deste Dia Internacional de Monumentos e Sítios, e vamos até ao último brasão do concelho de Pampilhosa da Serra: Quinta da Nossa Senhora da Memória dos Padrões, freguesia de Portela do Fojo - Machio.

Padroes 1.JPG

A construção da Quinta é do século XVIII e terá pertencido a D. Manuel José da Fonseca Barata, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real e Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo. Este fidalgo de cota de armas e primeiro morgado desta Quinta de Nossa Senhora da Memória de Padrões, nasceu a 22 de fevereiro de 1739, casou com Maria Caetana da Fonseca Arnaut em 1757 e foi enterrado a 9 de janeiro de 1826 na Capela-mor da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Paz de Portela do Fojo.

 

Padroes 2.JPG

É no interior da Quinta que se encontra a Capela de Nossa Senhora da Memória, a primeira referência a esta capela remonta a 1721 aquando o inquérito paroquial do Bispado de Coimbra. O seu edifício está integrado na casa, o acesso é pelo exterior assim como a de uma possível sacristia, mas os proprietários da casa assistiam à celebração religiosa numa sala que fica na parede oposta à do altar, onde existe um lindíssimo separador em teia de madeira.

A capela é particular mas podem contactar os proprietários e visitá-la. Vai valer a pena!

Padroes 3.JPG

 

 

 

Padroes 4.JPG

Padroes 5.JPG

 

Padroes 6.JPG

 

Padroes 7.JPG

Padroes 8.JPG

 

Padroes 9.1.JPG

 

Padroes 10.JPG

Padroes 11.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Padroes 12.JPG

 

 Fontes:

- "Herdade de Alvares - Forais e sua história" de António Manuel Barata da Fonseca, maio 2014, SIG, Lda.

- "Subsídios para uma cronologia do concelho de Pampilhosa da Serra" de Ana Paula Loureiro Branco e António Amaro Rosa, 2007, Município de Pampilhosa da Serra.

- Site "Portal Pampilhosense", freguesia de Portela do Fojo, Padrões, texto de António Amaro Rosa.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    mcarvalho 20.07.2021 22:59

    Obrigada pelo seu comentário.
    Tanto a casa como a capela arderam no incêndio de 2017. Apenas ficaram as paredes!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.