Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ancestralpampilhosense

A intenção é partilhar este meu gosto pelas antiguidades, pelas histórias, pelas tradições e tudo o que tenha a ver com o património pampilhosense e sensibilizar os descendentes da Pampilhosa da Serra a darem mais valor às suas raízes!

A intenção é partilhar este meu gosto pelas antiguidades, pelas histórias, pelas tradições e tudo o que tenha a ver com o património pampilhosense e sensibilizar os descendentes da Pampilhosa da Serra a darem mais valor às suas raízes!

A escola de Moninho

Imagem2.jpg

( 28 de maio de 1949 - Moninho)

 

Já partilhei aqui no blogue fotografias que fazem parte da história da Comissão de Melhoramentos das Quatro Povoações Unidas. Esta Comissão agora extinta, agregava as povoações das Moradias, Moninho, Soeirinho e Vale de Carvalho, da freguesia de Pampilhosa da Serra.

As fotos que anteriormente partilhei retratavam a inauguração dos fontanários na povoação de Moradias. Desta vez, trata-se de uma inauguração mas, na povoação de Moninho.

A fotografia que vos trago é de 28 de maio de 1949, mostra vários elementos pertencentes à Comissão de Melhoramentos das Quatro Povoações Unidas, para além do Padre Benjamim Alves, do presidente da Câmara José Lourenço Gil e da regente da escola Maria do Céu, e foi tirada no dia da inauguração da escola primária de Moninho.

A festa da inauguração foi iniciada por um cortejo, abrilhantado pelo Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense. Seguiu-se a bênção da escola pelo pároco da freguesia, o padre Benjamim Alves e posteriormente uma sessão solene onde teve a palavra o presidente da Comissão, José Maria Nobre, o senhor Manuel Martins, membro da Comissão, o senhor padre Benjamim Alves, o senhor Onofre da Silva Gomes, chefe de secção das finanças e por último o presidente da câmara, José Lourenço Gil.

Com o entusiasmo que marcou todo o dia da inauguração deste importante melhoramento, a festa terminou com um Porto de honra servido a todos os convidados.

Foi com os esforços desta Comissão de Melhoramentos e do presidente da Câmara da altura que a escola de Moninho nasceu e que veio servir as crianças destas quatro povoações.

A escola mista de Moninho já tinha sido criada por despacho governamental de 30 de novembro de 1930 mas as crianças estavam a ter aulas numa casa particular (posto escolar) até à inauguração deste novo edifício!

Este novo edifício abriu portas em 1949 e encerrou por meados dos anos 70 do séc. XX.

5.jpg

(Fotografia da escola de Moninho atualmente)

Quando se pode ter acesso a documentos, livros e fotografias do passado, como eu tive, neste caso desta Comissão, através do senhor José Almeida ("Zé das Moradias") ao qual agradeço muito, podemos constatar o imenso trabalho e seriedade com que estes homens e mulheres colocavam em tudo o que faziam. Os livros onde podemos ver todos os donativos, os nomes de quem dava o que podia para ver melhorias nas suas terras natal, os valores pagos nessas melhorias, desde a madeira, pregos, tecido das urnas aos fontanários ou até à construção desta escola, é um bom exemplo desta dedicação e seriedade!

1 subscrição para fonte nas Moradias.jpg

(subscrição para fonte nas Moradias)

 

Por estes motivos, é com toda a admiração e respeito que sinto por estes homens e mulheres do passado pampilhosense e por tudo o que eles conseguiram para as suas aldeias que, vou partilhando no meu blogue, os seus feitos e os seus rostos!

 

 

Bibliografia:

A Comarca de Arganil, n.º3550 de 10.06.1949

 

Agradecimentos:

Senhor José de Almeida ("Zé das Moradias")

Dona Lurdes Santos

Dona Conceição Martins dos Santos

Elisabete Matos

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.